INTERAÇÕES AO VIVO PLANTÕES DE DÚVIDAS: FORTALECENDO O APRENDIZADO E A RELAÇÃO FAMILÍA X ESCOLA


Ninguém imaginou que nossas vidas mudaria tão rapidamente em um período tão curto de tempo. Desde o início da pandemia do coronavírus há uma pergunta que não quer calar: como será o futuro quando isso passar?

Mas vocês já pararam para pensar que tudo mudou nesse período? Mudamos a forma de trabalhar e a convivência como um todo. A forma de se relacionar mudou repentinamente e o contato físico deixou de existir fora de casa.


Outra mudança significativa foi a inserção das aulas remotas na rotina de crianças e adolescentes. As aulas, certamente, estão na lista dos itens que mais sofreram impacto nesse período de pandemia.

Todos sentimos as mudanças, mas é nítido que crianças, adolescentes e idosos foram os mais afetados com essa ausência de contato, de afeto, de socialização.


Podemos afirmar que a escola tem papel fundamental na formação individual dos alunos, porque o convívio diário garante a troca de ideias, valores e interesses diferenciados. Nós, como escola, ajudamos a desenvolver habilidades sociais e emocionais, dando ênfase ao coletivo e a empatia.


E para que tudo isso fosse trabalhado como realmente precisa ser, nós, do Colégio Marconi, colocamos em prática ações que viabilizem esses momentos de socialização e aprendizado coletivo, como é o caso das “Interações/Plantões de Dúvidas”. Elas fazem parte de um projeto especialmente desenvolvido para nossos alunos com o objetivo de levar aprendizado e fortalecer ainda mais a ligação entre família X escola. A participação não é obrigatória, mas, com certeza, faz a diferença para todos aqueles que vivenciam esses momentos coletivos, mesmo que a distância.


Esse diferencial do Colégio permite que os alunos mantenham os vínculos estabelecidos nas aulas presenciais. A ideia é que a distância, saudade e as questões pedagógicas sejam trabalhadas com leveza, respeito e entendendo a particularidade de cada aluno.


As interações acontecem semanalmente com todas as disciplinas. Na interação, o professor oportuniza um ambiente de construção de aprendizagem que não só é teórico, mas também interacional. É nela que os alunos podem sanar dúvidas, reforçar o conteúdo aprendido nas aulas remotas e, em especial, reforçar os vínculos afetivos entre eles.

Mesmo que as interações nem sempre ocorram em período oposto das aulas e coincidam com o período que o aluno estuda, é importante destacar que não terão prejuízos pedagógicos, porque as videoaulas do dia, conforme calendário de aulas, são gravadas e postadas, estando à disposição.


Segundo Wallace Estevão, professor de Língua Portuguesa, Inteligência Emocional e orientador do Ensino Médio, a participação dos alunos nessas interações criam oportunidades transformadoras. “Nelas poderemos ampliar o processo de ensino-aprendizagem e possibilitar um maior contato entre os colegas. Sabemos que a aprendizagem é formada a partir da interação do indivíduo com o social”, afirma.


“Ninguém aprende sozinho, ninguém! Por isso que o ambiente de sala de aula é tão importante para a formação do aluno. Como não temos, por enquanto este ambiente, as interações/plantões de dúvidas servem ao seu propósito”, acredita o professor.


Para finalizar, o professor enfatiza que “o Colégio Marconi está cada vez mais próximo de vocês ao superar cada desafio colocado pela vida. Essa pandemia afastou-nos, momentaneamente, porém a nossa missão é transformar os obstáculos em degraus para a conquista maior”.




Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Colégio Marconi Guarulhos: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey YouTube Icon
  • Grey Twitter Icon