GRAHAM BELL OU ANTONIO MEUCCI?

 

Essa é uma discussão difícil de chegar a um consenso. Temos certeza de que a grande maioria vai dizer que “Graham Bell” foi o inventor do telefone, mas não se assuste caso você ouça de alguém que foi “Antonio Meucci” que o inventou.

 

O Dia 10 de março é lembrado como o Dia do Telefone em homenagem a data que a invenção foi patenteada por Alexander Graham Bell, em 10 de março de 1876. Nesse dia, Graham Bell fez a primeira transmissão oficial de uma comunicação via telefone.

 

Atualmente, nenhum de nós se imagina viver sem o telefone, principalmente o aparelho celular, que se tornou o “companheiro” fiel de muita gente. Com ele vieram os avanços e outras tecnologias ligadas a essa invenção que há muitos anos chegou para conectar o mundo.

 

Mas de fato, quem é o pai dessa invenção?

Essa é uma pergunta muito discutida entre americanos e italianos que estão, digamos, envolvidos na história. Mas para os demais países, até 2002, essa questão pouco havia sido discutida.

 

Em 11 de junho de 2002, o Congresso dos Estados Unidos reconheceu, por meio de uma Resolução, que o verdadeiro inventor do telefone é o italiano Antonio Meucci, alterado a data de invenção de 1876 para 1856. Apesar disso, a patente de Bell não foi anulada ou modificada.

 

O primeiro protótipo do telefone criado por Meucci era um tubo para conduzir o som entre palco e sala de controle do Teatro della Pergola, em sua cidade natal. Por motivos políticos, Meucci se viu obrigado a deixar a Itália e, em 1835, partiu rumo a Havana, capital de Cuba, onde deu sequência a seu trabalho de inventor.

 

Em 1854, já vivendo nos Estados Unidos, o inventor italiano aprimorou sua criação e desenvolveu o primeiro sistema telefônico do mundo, chamado por ele de “teletrofono”.

 

Em 28 de dezembro 1871, ele entrou com um processo para registro da patente do “telettrofono”. Como não tinha dinheiro suficiente para registrar permanentemente sua invenção, fez o registro temporário enquanto procurava investidores.

 

Quando Meucci tomou conhecimento da patente que dava a Graham Bell a autoria do telefone, foi à justiça para ter seu direito de criador reconhecido, mas o processo nunca foi solucionado e se arrastou por mais 10 anos, até 1889, ano da morte de Meucci em Nova York.

 

E você, o que acha? Deixamos para você decidir quem é o criador do telefone!

Please reload

Posts Em Destaque

COLÉGIO MARCONI É CAMPEÃO DA OCG 2019

September 27, 2019

1/10
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo