19 DE ABRIL, DIA DO ÍNDIO

No caso do Brasil, o Dia do Índio é comemorado no dia 19  de abril. A data foi instituída via decreto-lei, em 1943, pelo então presidente Getúlio Vargas.

 

Nos dias atuais temos muito o que pensar a respeito dessa comemoração. De fato, o que os índios representam, atualmente, para o povo brasileiro?

 

Quais são os grandes legados que nos deixaram no decorrer da história?

 

Essa importante data serve para lembrar e reforçar a identidade do povo indígena brasileiro e americano na história e cultura atual.

 

Não deixar a data passar despercebida é importante para que as novas gerações não esqueçam das raízes que formam o povo brasileiro.

 

As influências indígenas na cultura brasileira estão em toda parte e vão desde objetos e ações simples – como deitar em redes e preparar pratos como tapioca e pirão de peixe – até usos medicinais com plantas nativas, crenças no folclore – saci pererê, curupira – e influências na língua portuguesa por exemplo, os nomes de Estados, Rios e Cidades do Brasil, bem como de plantas e animais destacam-se por ser, na maioria, de origem Tupi, idioma que caracterizou a linguagem dos indígenas encontrados pelos exploradores e pelos colonizadores, a partir do século XVI.


Veja algumas palavras que vem das línguas indígenas:

 

Carioca

Veio do tupi kari’oka, que significava casa (oka) do homem branco (kari).

 

Catapora

Veio do tupi tata’pora, palavra formada de ta’ta, fogo + ‘pora, que brota. Os dicionários registram a forma tatapora. O povo, sabe-se lá porquê, preferiu dizer catapora, forma também dicionarizada.

 

Catupiry

O queijo cremoso foi criado em 1911, em Lambari (MG), pelo imigrante italiano Mário Silvestrine. A palavra escolhida para sua marca veio do tupi catupiri, que quer dizer “excelente”.

 

Guanabara

Veio do tupi goanã-pará, baía ou golfo abrigado, formado de gwa, baía + nã, semelhante + ba’ra, mar.

 

Muamba

Veio do quimbundo muhamba, que era um cesto comprido usado para transportar cargas em viagem.

 

Tocaia

Veio do tupi to’kaya, casinha ou cercado onde o indígena se escondia para surpreender um inimigo ou uma caça.

 

Também os nomes de Estados, Rios e Cidades do Brasil destacam-se por ser, na maioria, de origem Tupi.

 

Veja alguns nomes de cidades que vem das línguas indígenas:

 

Guarulhos (município da região metropolitana de São Paulo): o nome foi uma referência ao termo Guaru, que significa “índio barrigudo” ou “peixe barrigudo”. Porém, estudos recentes indicam que os índios que habitavam a região na época da fundação da cidade eram os “maronomi” do tronco etnolinguístico “macro-jê”.  

 

Araraquara (cidade do interior de São Paulo): o étimo do nome da cidade vem do tupi e quer dizer “toca”, “refúgio das araras”. Vem de arara e kûara (toca, refúgio).

 

Bertioga (cidade do interior de São Paulo): a área da atual cidade de Bertioga era habitada pelos índios que a chamavam de "Buriquioca", que vem das palavras tupi Buriqui (macaco grande) e oca (casa, morada), ou “morada dos macacos grandes”, pois principalmente no Morro da Senhorinha havia bastante desses animais.

 

Curitiba (cidade do Paraná): o nome da capital paranaense vem das palavras Kuri (pinheiros) e tyba (abundância), Curitiba quer dizer, portanto, abundância de pinheiros, pinhais.

 

Tietê (bairro e Rio do Estado de São Paulo): ty = água, rio, eté = muito bom, verdadeiro = rio muito bom, rio verdadeiro.

 

Ibirapuera (parque de São Paulo): que quer dizer “lugar que já foi mato”

 

Portanto, lembrar dessa data é lembrar que somos brasileiros e preservar viva nossa própria cultura.

 

*participação de Valdir Caparroz, diretor pedagógico do Colégio Marconi  Santa Clara

 

Fontes de pesquisa:

 

https://www.calendarr.com/brasil/dia-do-indio/

https://www.pensamentoverde.com.br/meio-ambiente/influencias-indigenas-presentes-cultura-brasileira/

https://www.webartigos.com/artigos/o-vocabulario-indigena-do-brasil/44241  

 

 

Please reload

Posts Em Destaque

COLÉGIO MARCONI É CAMPEÃO DA OCG 2019

September 27, 2019

1/10
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo