"Calculadora Quebrada" - atividade prática na aula de matemática

Considerando que o papel da matemática é desenvolver o raciocínio lógico, estimular o pensamento independente e aprimorar a resolução de problemas, o professor deve encontrar maneiras mais atrativas de ensinar isso aos alunos. Depois de algumas experiências com alunos e jogos matemáticos, foi feita a aplicação da “Calculadora Quebrada”, na qual os alunos do 9º ano (unidade Flórida I) desenvolveram a atividade, e os alunos do 8º ano puderam jogar.

Trata-se de uma adaptação de um jogo on-line de mesmo nome, que foi adequado para satisfazer as necessidades dos alunos de 8º ano, como cálculos de potência e raiz quadrada.

Já os alunos do 9º ano, puderam aprimorar os cálculos elaborando os valores e contas na confecção do jogo.

O objetivo principal da atividade foi ajudar os alunos do 8º ano a interpretar e responder problemas, utilizando as operações matemáticas e as novas tecnologias.

Professor Hugo Araujo Miranda.